Social Icons

OPRESSÕES

Candidato do PSDB propõe elaboração e distribuição do "Kit Macho" e do "Kit Fémea"

Nestas eleições, dentre as “asquerosidades” que surgiram, encontra-se a proposta do “Kit Macho” e do “Kit Fêmea”. Trata-se de uma espécie de material elaborado pelo empresário Matheus Sathler, candidato a deputado federal pelo PSDB do Distrito Federal.  O vídeo no qual o candidato aparece mostrando um documento de fé pública, assinado em cartório, se comprometendo em empregar metade de seu salário para “o combate e a recuperação de crianças vítimas do estupro pedófilo homossexual”, tem sido visto e divulgado amplamente nas redes sociais. O mesmo se passa com sua participação no programa eleitoral gratuito do rádio e TV no qual o candidato defende abertamente esta proposta. Não é á toa que o candidato estampa nas redes sociais fotos suas ao lado de Jair Bolsonaro (PP), declaradamente contrário aos direitos civis de LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
De acordo com matéria publicada pelo jornal “Estadão”, de 28-07-2014, o candidato se declara “liberal-econômico que acredita na força do empreendorismo”, o que reafirma sua identidade política com o PSDB. Na mesma matéria, afirma que “a bandeira LGBT nunca fez parte historicamente do partido” e que “o PSDB é o partido que tem mais vereadores pastores cristãos” e completa afirmando que a bandeira LGBT “sempre foi do PT, do PSOL e do PSTU”.
Qual a utilidade dessa proposta?
De acordo com o candidato, o “Kit Macho” é um material para “prevenir o homossexualismo”, além de “ensinar nossa crianças a ter seus papeis corretos de sexo.” Esta curta afirmação contém uma série de confusões e falsificações. 
Em primeiro lugar no que se refere ao termo por ele utilizado para designar a orientação sexual homossexual. Ao utilizar o vocábulo “homossexualismo”, resgata ideias pseudocientíficas de fins do século XIX. Neste período a palavra vinha carregada de conotação médica, ligando a orientação sexual homossexual a uma patologia, ou seja, a doença. Com o avanço da ciência, das pesquisas sobre a questão e da luta organizada do movimento LGBT, em 1990 a O.M.S. (Organização Mundial da Saúde) exclui o termo de sua lista de distúrbios mentais, reconhecendo, portanto, não se tratar de uma doença. 
É fato que o sufixo “ismo”, de origem grega, além de denotar patologia, pode indicar, como aponta o dicionário Aurélio, “doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso”. No entanto, não se trata simplesmente de uma questão terminológica, pois a língua também é campo de batalha ideológica. Neste sentido, o combate ao uso do termo “homossexualismo” envolve outras questões que vão além da puramente linguística. É parte disso, por exemplo, questões históricas, etimológicas, científicas e, sobretudo, políticas. Há mais de trinta anos o movimento LGBT organizado luta para que seja utilizado o termo “homossexualidade” por entender que este diminui a carga preconceituosa e discriminatória. Como se nota, antes de qualquer coisa, trata-se de um combate político pela afirmação da identidade LGBT.  
Uma vez compreendido não se tratar de doença, afirmar que um material ou qualquer coisa que o valha, possa “prevenir” a homossexualidade é um absurdo ainda maior. Para além da falsa ideia de patologia, há que se levar em conta o fato de que a homossexualidade sempre foi parte integrante da sexualidade humana, inclusive aceita e respeitada em diversos períodos históricos, como nas sociedades fundacionais e na antiga sociedade grega. Diversas pesquisas apontam que a homossexualidade e a transexualidade sempre existiram, o mesmo não se passando com a LGBTfobia. O preconceito e a discriminação, estes sim, são resultantes de alterações nas relações de poder que se desenvolveram historicamente.


Esses apontamentos nos levam a concluir que a finalidade última desses materiais é manter e aprofundar a opressão contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Perpetuar esta e outras formas de opressão é fundamental para manter o sistema capitalista, pois as opressões dividem a classe trabalhadora. Assim dividida, a classe é enfraquecida para lutar pela emancipação de todas e todos. Além disso, as opressões são utilizadas pelo capitalismo para super explorar uma parte significativa da sociedade. Utiliza-se da ideologia machista, por exemplo, para pagar salários inferiores as mulheres, o mesmo com relação ao racismo e a LGBTfobia.
Thiago Clemente Amaral - Secretaria LGBT do PSTU. Em São Paulo é candidato a Deputado Estadual 16.122

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates